15 dicas para fidelizar mais clientes

Ao longo da minha carreira profissional como vendedor, desde os 15 anos de idade, sempre prezei por encantar o cliente, pois essa necessidade é a que mais cresce nesse mercado cada dia mais competitivo. Quando o cliente precisa de algo, ele quer ser atendido como um ser único. E é nesse ponto que eu quero chegar com vocês.

No decorrer dos anos como especialista em vendas, pude perceber e entender como o cliente se sente ao ser tratado de maneira especial, pois aquela compra partiu de uma necessidade, e o profissional tem de estar preparado para atender essa demanda, que cresce cada dia mais.

Portanto, para entender o cliente é fundamental ouvi-lo e criar benefícios e cenários capazes de suprir o que ele precisa. No entanto, hoje, com o mercado aquecido, o profissional precisa adaptar-se à prática de não deixar o cliente se esquecer dele, já que nós estamos na era do relacionamento, ou seja, não importa quem você conhece, mas sim, quem conhece você.

Para fidelizar o cliente, o atendimento eficaz é o responsável, em parceria com as estratégias de comunicação da empresa. Mas, como chegar a esse atendimento eficaz? É aqui que falo sobre as dicas para fidelizar mais clientes no dia a dia de trabalho. É preciso criar estratégias de fidelização, e isso depende da determinação dos profissionais de vendas e atendimento.

Para fidelizar mais clientes e, consequentemente, vender mais, não basta atender de forma eficiente e vender uma única vez. Os profissionais precisam gostar de trabalhar com gente, além de serem lapidados e reconhecidos constantemente para atender cada dia melhor.

Pensando nisso, preparei 15 dicas para fidelizar mais clientes, que podem facilitar as estratégias de trabalho.

1ª dica: A de Abordagem. É o primeiro passo para fidelizar um cliente. É a famosa primeira impressão que fica guardada na mente dele. Portanto, aborde-o com uma saudação e mostre que você não só pode como quer ajuda-lo.

2ª dica: A de Apresentação. É o marketing pessoal, ou seja, vestimenta, postura, uniforme, maquiagem, cabelo, crachás etc. Lembre-se que, antes de falarmos, nós somos vistos, portanto, é fundamental preocupar-se com a aparência, postura e caráter.

3ª dica: A de Atendimento. Agora sim, chegamos ao atendimento propriamente dito; perceba que antes de atender você precisa preocupar-se com a abordagem e a apresentação. Depois disso, devemos ouvir o cliente e resolver as suas necessidades da melhor forma.

4ª dica: A de Agradecimento. É o fechamento do atendimento. Após concluir, agradeça ao cliente, deseja-lhe um excelente dia após a compra, assim como, nada o impede de dizer: Volte sempre!

5ª dica: Sorria. O sorriso pode fazer com que os problemas se dissolvam. Portanto, receba o cliente com um sorriso verdadeiro no rosto. Isso mostra que você está preparado para atendê-lo.

6ª dica: Comprometa-se a ajuda-lo. O cliente gosta de se sentir especial. Caso ele peça, expresse a sua opinião e mostre que você quer que aquele momento seja especial.

7ª dica: Crie cenários e mostre os benefícios. Aposte nos benefícios que o seu produto ou serviço apresenta para o cliente, e quando ele apresentar o sinal de compra, é a hora do fechamento e agradecimento.

8ª dica: Crie um banco de dados. Com as informações sobre o cliente atualizadas, é possível conhece-lo melhor e, também, oferecer sempre o produto ou serviço que ele mais gosta.

9ª dica: Aposte no Landing Page. Uma tendência que integra as informações das redes sociais com o CRM (Customer Relationship Management). Isso possibilita ao empresário – e suas equipes de vendas – ter dados considerados mais pessoais sobre o cliente para poder lhe oferecer sempre o melhor produto ou serviço.

10ª dica: Ligue para o cliente. É importante saber o melhor horário para ligar, pois assim o cliente poderá lhe dar mais atenção. Analise a data e ligue de acordo com as informações que você tem sobre ele. Surpreenda-o!

11ª dica: Estude sobre o comportamento humano. Para entender a necessidade do cliente, você precisa entender sobre o relacionamento. Seja um expert quando o assunto for o comportamento humano. Só assim, você saberá como lidar com os clientes e entender o que ele precisa.

12ª dica: Saiba ouvir. Lembre-se que, pessoa sábia, mais escuta do que fala.

13ª dica: “Mime” o seu cliente. Essa dica faz parte do pós-venda. Ligue para ele e tenha a opinião sobre o atendimento. Dessa forma, você fará com que ele lembre de você.

14ª dica: Parabenize o seu cliente na data de aniversário. Mande um brinde, um cartão, faça um telefonema e mostre que a empresa a qual você trabalha compartilha essa data especial com o seu cliente.

15ª dica: Troque dois novos cartões de visita todos os dias. Exatamente! Imagine se durante todo o ano você trocar todos os dias dois cartões com seus prospects. Pensaram? Ao final do ano você terá quantos cartões? Serão 730 cartões (se o ano não for bissexto). Desses 730 cartões, se apenas 10% forem convertidos em novos clientes ao ano, serão 73 novos clientes na sua carteira, ou seja, 73 clientes que, quando precisarem de algo poderão procurar por você.

E lembre-se… cliente fiel é utopia. Se você não estiver pronto para criar cenários e benefícios que encantem o prospect, a sua carteira de clientes permanecerá vazia. Receba-o, apresente-se a ele, ouça o que ele precisa – pois não foi à toa que ele foi até você -, crie cenários e mostre os benefícios que o seu produto ou serviço apresenta para a necessidade ou vontade dele, e quando ele apresentar o sinal de compra, comemore, mas não deixe de agradecer.

Até a próxima!

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