6 DICAS DE VENDAS PARA VENDEDORES DE LOJA

Muitas pessoas iniciam a carreira de vendas em lojas de roupas e calçados, principalmente em shoppings e grandes centros comerciais. Esses novos vendedores nem sempre sonharam com a nossa profissão e muitos acabaram por aceitar esse trabalho como “ultima escolha”. Essa é a triste realidade do nosso país. Mas o artigo de hoje vem com o objetivo de instruir aqueles que desejam vender mais e melhor com 6 dicas para vender mais!

INTRODUÇÃO DE COMO VENDER MAIS EM LOJAS:

Primeiro, é precisa entender que um vendedor de loja deve estar SEMPRE pronto para atender um cliente. Portanto deve estar muito bem arrumado, higienizado e com hálito fresco, para passar uma impressão muito positiva ao cliente.

Segundo ponto em destaque é que os vendedores NUNCA devem posicionar-se na frente da loja, uns próximos dos outros e estáticos, olhando o movimento da rua ou do shopping. Essa atitude pode  inibir qualquer cliente, que se sente uma verdadeira “presa” pronta para ser abatida por leões.

Técnica de Vendas: Nunca fique de frente para a Loja, esperando o cliente!

6 DICAS DE COMO VENDER MAIS:

Feitas as considerações iniciais, que são muito importantes, vamos a 8 dicas práticas para que você, caro leitor, possa vender mais, ganhar muitas comissões e tornar-se o famoso funcionário do mês(note que as partes mais importantes estão destacadas em negrito):

DICA 1: A postura física do vendedor na loja é extremamente importante. NUNCA fique encostado em paredes, prateleiras e balcões. Isso transmite uma ideia de que você não está com vontade de trabalhar para seus clientes.

DICA 2: Esteja SEMPRE à disposição do cliente, para atendê-lo e acompanhá-lo até o momento dele(a) sair da loja. Mas cuidado para não exagerar e acabar incomodando o consumidor, principalmente ao empurrar inúmeras peças de roupas quando ele(a) esta no provador.

DICA 3: Se outro colega da equipe está vendendo melhor que você, procure observar detalhadamente de que modo ele esta trabalhando. Aí está a chance de melhorar seu desempenho em vendas, pois você pode aprender muito. Além disso, peça auxílio ao seu supervisor ou gerente, pois eles tem mais experiência e vão ajudá-lo(a) ou ainda triná-lo(a).

DICA 4: Tenha sempre em mente: “não posso apenas vender. Tenho que conquistar esse cliente para que ele volte e indique-me para seus amigos”. O Super Vendedor não é aquele que vende, mas é aquele que torna seu cliente um vendedor!

DICA 5: Boa vontade é essencial. Se não tiver o produto que seu cliente busca na sua loja, tente localizá-lo em outra loja ou filial. Se não tiver em estoque, anote o pedido e retorne quando chegar o produto.

DICA 6: Fechou a venda e conduziu seu cliente ao caixa? Anote as informações dele! Anote seu nome, email, aniversário, telefone e celular! Se você vende roupa, anote a numeração que ele usa. Não pense que é obrigação da loja, pois quem vende é VOCÊ!

Costumava comprar roupa em uma loja da Mr. Kitsch no Shopping de Bauru que a vendedora sempre me avisava, por SMS, quando as novas peças que me agradavam chegavam ou entravam em promoção. Ela saiu da loja e foi trabalhar no concorrente. O que aconteceu? Eu fui junto, pois ela continuou a fazer o processo de comunicação. Não vamos julgar se é ético ou não, mas você caro(a) vendedor(a), pode pensar a respeito e reavaliar a forma de atender seu cliente e, principalmente, fazer networking com eles!

Boas vendas e SUCESSO!

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *