7 DICAS DE COMO FAZER UM PÓS-VENDA CAMPEÃO E VENDER MAIS!

Nos, vendedores, sabemos que o um pós-venda campeão garante futuras vendas, certo? Porém, como fazer? Se utilizarmos algumas técnicas de vendas para fidelizar nossos clientes (principalmente os que compram pela primeira vez) e focarmos no relacionamento temos um aumento em nossa base de clientes para futuras vendas, sem contar as indicações que vamos receber! No artigo e no VÍDEO de hoje vamos abordar 7 Dicas de Como Fazer um Pós-Venda Campeão e Vender Mais! Espero que você goste!

O QUE É PÓS-VENDA CAMPEÃO?

Você já comprou algum produto ou serviço e saiu com a sensação de não ter 100% de certeza quanto a sua decisão? Um pós-venda campeão é justamente as atitudes que o vendedor terá a partir do momento em que o pedido de vendas está FECHADO!

Garantir que o cliente tenha plena certeza que fez a escolha certa é a melhor forma de se fazer um pós-venda que resulte no relacionamento de longo prazo e, claro, novos pedidos!

COMO FAZER UM PÓS-VENDA E VENDER MAIS!

Conforme apresentado no vídeo acima, um pós-venda campeão passa por 7 etapas fundamentaispara garantir que seu cliente fique satisfeito e que lembre de você sempre que precisar de novos produtos ou serviços. Vamos a eles:

1 – AGRADEÇA A COMPRA E A PREFERÊNCIA:

Quando estamos comprando algo, temos a plena convicção que estamos fazendo um bom negócio. No momento do fechamento da venda, AGRADEÇA ao cliente a compra e também a preferência por você, seu produto e sua empresa.

2 – REFORCE QUE ESSA É A MELHOR DECISÃO:

Reforce que Essa é a MELHOR DecisãoPorém, para diminuir a dissonância cognitiva, ou seja, a sensação de arrependimento, é fundamental que você mostre ao cliente que ele fez um EXCELENTE NEGÓCIO, reforçando a impressão dele sobre você e sua empresa.

Essa técnica vem justamente após agradecer a compra e deve ser aplicada SEMPRE com frases positivas! Alguns exemplos são:

  • Tenho certeza que você fez um excelente negócio, pois vai economizar tempo e dinheiro com nosso produto!
  • Fique tranquilo! Sua escolha é a melhor para sua empresa e tenho certeza que você vai ficar plenamente satisfeito com nosso serviço!
  • Parabéns pela excelente escolha! Esse produto vai agregar muito valor a sua vida e aos seus negócios também!

3 – ESTEJA SEMPRE DISPONÍVEL PARA O CLIENTE:

É muito comum, após a compra de um produto ou serviço de maior valor agregado, o cliente ter dúvidas com relação ao funcionamento ou mesmo sobre ao desenvolvimento do serviço contrato. É muito importante que você esteja disponível para atender seu novo cliente, pois isso aumenta o grau de confiança e credibilidade entre vocês!

4 – MANTENHA CONTATO COM O NOVO CLIENTE:

Como sua nova venda foi originada de um novo cliente, é fundamental que você mantenha contato com ele. Caso seja um serviço, certifique-se de que TUDO seja executado conforme o combinado no momento do fechamento da venda.

Caso exista algum problema, IMEDIATAMENTE entre em contato com seu cliente e informe o ocorrido, bem como os procedimentos que você está adotando para solucionar o problema. Nessa etapa, a PRÓ-ATIVIDADE é FUNDAMENTAL para garantir a satisfação plena do cliente.

5 – ASSUNTOS INTERNOS A EMPRESA, SÃO DÁ EMPRESA!

Se você está passando alguma dificuldade com relação a entrega do produto ou o desenvolvimento do serviço, NÃO culpe um departamento ou mesmo um colega de trabalho. Os problemas que sua empresa possui NÃO devem ser passados ao cliente. Aja com extrema sinceridade e busque a solução!

6 – ANTECIPE-SE E SURPREENDA!

O produto foi comprado e entregue ao cliente? Marque na sua agenda uma data, que pode variar de 7 a 30 dias (conforme seu mercado) para entrar em contato com seu novo cliente e perguntar novamente se está tudo certo com o produto, se ele tem alguma dúvida ou mesmo se o serviço foi bem executado, conforme combinado.

Aqui abre-se uma grande oportunidade para você oferecer novos produtos que estejam em sinergia com o que o cliente comprou. Um pós-venda campeão é aquele que gera novas oportunidades de VENDAS! Aproveite!

7 – UTILIZE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR:

Utilize a Tecnologia ao seu FavorPassado as etapas anteriores, cadastre seu cliente em um mailing e mantenha contato com ele, assim como você deve manter contato com seus demais clientes. Envie novidades sobre o seu mercado, lançamentos de produtos (nova oportunidade de venda) e sempre deixe claro que está à disposição para esclarecimentos ou eventuais necessidades.

O uso do email-marketing em Vendas ou mesmo da comunicação por redes sociais deve ser feita de forma consciente, ou seja, sempre informando algo relevante, porém sem ser intrusivo. Essa é a fórmula do RELACIONAMENTO e o segredo para gerar NOVAS VENDAS!

 

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