8 TÉCNICAS DE FECHAMENTO DE VENDAS

Campeões de vendas sabem que ter boas técnicas de fechamento de vendas é fundamental para concluir uma boa negociação. Além de fazer uma boa apresentação comercial, estabelecer rapport e ganhar a confiança do seu cliente, identificar o momento certo para fechar a venda é essencial para você aumentar suas vendas e, principalmente, ganhar mais dinheiro e comissões. No artigo de hoje vamos falar especificadamente de 8 técnicas de fechamento de vendas!

TÉCNICAS DE FECHAMENTO:

Em qualquer negociação, seja por telefone ou pessoalmente, é fundamental que você saiba o momento exato de fechar a venda. Técnicas de fechamento são necessárias, pois auxiliam na migração da etapa de apresentação para a conclusão da venda e, além disso, auxilia a vencer asobjeções apresentadas pelos clientes.

Técnicas de FechamentoÉ comum os clientes apresentarem de 1 a 3 objeções, que variam conforme o perfil e o segmento de mercado. É fundamental que você entenda o que é IMPORTANTE para o seu cliente e a sua real NECESSIDADE, pois é nesses dois fatores que você, como negociador, vai focar as técnicas de fechamento de vendas abaixo apresentadas.

Entenda que as técnicas devem ser aplicadas em conjunto com argumentos que sejam importantes no seu cliente. Dessa forma, é fundamental que você preste muita atenção no que seu cliente enxerga de VALOR no seu produto ou serviço e foque as técnicas de fechamento nesses pontos. Vamos a elas:

1 – TÉCNICA DA AUTOCONFIANÇA:

Essa técnica consiste em solicitar, durante a conversar e de forma descontraída, os dados do cliente para o preenchimento do pedido de vendas, sem que necessariamente seu cliente perceba ou concorde diretamente com a compra.

Funciona muito bem quando você já possui relacionamento com o cliente e ele confia em você, podendo saltar a etapa da apresentação pessoal. Porém é uma das técnicas de fechamento de vendas de maior risco e deve ser utilizada com MUITO CUIDADO!

2 – TÉCNICA DA CONDUÇÃO À VENDA:

É uma das técnicas de fechamento mais utilizadas pelos campeões de vendas, principalmente aqueles que fazem apresentação dos produtos e serviços. Basicamente, trata-se de explicar as etapas da venda, de forma simples, ao cliente.

Técnicas de Fechamento de Vendas - Técnica da Condução à Venda

O vendedor inicia com a apresentação do produto ou serviço e sempre pergunta se ele está compreendendo. Conforme o cliente diz “SIM”, ele continua sua apresentação até a etapa em que explica (sem dizer que é o FECHAMENTO DA VENDA) quando e como será entregue o produto. Nesse momento, de forma natural, ele pega seu notebook (ou “talão de pedidos”) e efetua a venda.

3 – TÉCNICA DA AUTORIZAÇÃO:

Em alguns segmentos de mercado, uma das técnicas de vendas utilização é a autorização, ou seja, para que a venda seja feita o vendedor pede uma autorização ao cliente após ter feito toda a apresentação do produto ou serviço. Há várias formas comprovadas de fechar uma venda, cada uma delas adequada a uma situação diferente, mas esteja preparado para pedir a venda.

4 – PERGUNTAS COM RESPOSTAS PARA O FECHAMENTO:

Quando você já efetuou a sua apresentação e o seu cliente já mostrou interesse em comprar o produto, NÃO pergunte diretamente se ele vai comprar. Apenas utilize a técnica da pergunta com resposta direcionada para o fechamento.

Faça perguntas como “você prefere que eu entregue aqui na empresa ou no seu centro de distribuição?” ou “você prefere pagar á vista ou em 3 vezes no cartão?”. Seja qual for à resposta, aVENDA está garantida!

5 – UTILIZE O MEDO DE PERDER PARA VENDER:

Diga ao seu cliente que o produto que ele está comprando é exclusivo ou que este preço é por tempo limitado. Reforce que esta é a melhor oportunidade para ele comprar, pois vai garantir um preço menor que o mercado, usufruindo de todos os benefícios que seu produto possui e ainda com uma vantagem no preço. Quem não gosta de comprar com desconto?

6 – REDUZA O VALOR DO PRODUTO:

As pessoas podem comprar por medo de perder uma boa oportunidade (baixo preço) OU por identificarem que estão fazendo um excelente negócio. É de SUA responsabilidade mostrar que o cliente está fazendo um excelente negócio. Então, reduza o preço do seu produto ao mínimo e utilize essa técnica para fazer a venda.

Técnicas de Fechamento de Vendas - Técnica Reduza o Valor do Produto

Para exemplificar: se você vende carros e está negociando um modelo cuja parcela mensal do financiamento é de R$600,00 e seu cliente está com medo de não conseguir pagar. Aborde ele da seguinte maneira:

“são apenas R$20,00 por dia para você poder ir e voltar do trabalho com conforto, ouvindo música ou mesmo um áudio-book. Esse é um excelente negócio! Você prefere na cor Prata ou Preto?”

7 – APRESENTE UM PRODUTO COM MAIOR VALOR E DEPOIS UM DE MENOR VALOR:

Em uma negociação difícil com um cliente detalhista, apresente primeiro uma solução com um investimento de maior valor. Logo na sequencia, após ele apresentar a objeção pelo preço, apresente uma nova solução com um menor investimento, mas que também entenda suas necessidades por completo. Essa técnica de vendas é perfeita para serviços e funciona muito bem!

8 – UTILIZE O “MAS” AO SEU FAVOR:

Quando estamos negociando, principalmente no caso de OBJEÇÕES durante as negociações, podemos utilizar o “MAS” ao nosso favor. Se encaixarmos ele no meio de uma frase, o “MAS” funciona inconscientemente como um APAGADOR da primeira parte e reforça a segunda parte, principalmente se você aumentar a entonação da sua voz.

Para exemplificar: “entendo que você deseja um desconto de 10%, MAS se pudermos fechar nessas condições da proposta, vou aumentar o prazo de pagamento de 28 DDF para 35 DDF”.

CONCLUSÃO SOBRE TÉCNICAS DE VENDAS:

Aproximadamente 50% das negociações terminam sem que o profissional de vendas solicite a venda ou mesmo uma nova reunião. Grande parte das negociações são concluídas na segunda objeção do cliente e, pasmem, a objeção “PREÇO” não é a principal durante uma negociação!

Quando você está negociando com um cliente, foque seus esforços em atender as necessidades do seu cliente. Se você se preocupar em atender completamente o que ele precisa, certamente ele vai comprar seu produto ou serviço e qualquer uma das técnicas de vendas que você aplicar bem sucedida!

Boas VENDAS e SUCESSO!

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