ANALISE SWOT COMO DIFERENCIAL NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE VENDAS

 

Acredito que você já ouviu falar no modelo SWOT creditada a Albert Humphrey. Trata-se de uma excelente ferramenta estratégica para se sustentar no mercado tanto empresarial, profissional e pessoal. O termo SWOT é uma sigla em inglês, que representa um acrônimo de Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). No artigo de hoje vamos falar sobre a análise SWOT como diferencial na gestão estratégia de vendas e como você pode vender mais e melhor!

O QUE É ANÁLISE SWOT:

A Análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A análise se divide em Ambiente Interno, composto pelos itens Forças e Fraquezas e no Ambiente Externo, relacionado às Oportunidades e Ameaças. A partir dessa divisão é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de possibilidades positivas ou negativas do macro ambiente econômico conforme o modelo abaixo.

O Que é Análise SWOT em Vendas

A MATRIZ SWOT:

Como podemos verificar, a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos e redução dos efeitos dos pontos fracos das ameaças.

Devendo esta análise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, médio e fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência (melhorar, manter e piorar) futura que estes fatores têm no negócio.

O Que é Análise SWOT em Vendas

COMO APLICAR A ANÁLISE SWOT EM VENDAS:

A aplicação da Análise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudança cultural da organização e do individuo. O SUPERVENDEDOR pode muito bem fazer a sua autoanalise aplicando a matriz tanto na sua via profissional como pessoal.

Essa ferramenta pode ajudar você na avaliação de empresas, projetos, produtos, serviços e equipes. Para isso, faça as seguintes perguntas para cada item:

PONTOS FORTES:

  • O que você, sua empresa e equipe fazem bem?
  • Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
  • Quais os seus diferenciais?
  • O que a concorrência, a equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?

PONTOS FRACOS:

  • No que você precisa ficar atento?
  • O que precisa melhorar?
  • Onde deve se blindar?
  • Onde possui menos recursos que os demais?
  • Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros?

AMEAÇAS:

  • Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar?
  • Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você?
  • Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?

OPORTUNIDADES:

  • Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
  • O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio?
  • Como agregar valor ao seu produto e ao seu serviço?
  • Que tendências você pode aproveitar ao seu favor?

Após responder essas perguntas, crie planos de ações estratégicos e alcance melhores resultados.

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