O GERENTE DE VENDAS – 10 QUALIDADES DO NOVO GERENTE DE VENDAS

O que um gerente de vendas faz? Quais as atribuições e qualidades exigidas dos novos Gerentes de Vendas atualmente? No artigo de hoje, vamos discutir porque um gerente de vendas é importante em uma empresa e entender o que é necessário para ser um líder de sucesso. Além disso, vamos listar10 qualidades do novo gerente de vendas e identificar o que você precisa mudar para vender mais eganhar dinheiro. Vamos lá!

PORQUE UM GERENTE DE VENDAS É IMPORTANTE?

Porque um Gerente de Vendas é ImportanteGerente de vendas exerce uma função extremamente importante no corpo organizacional da empresa onde ele atua como responsável pelos números azuis ou vermelhos vindos do faturamento, ou seja, fazer a gestão do negocio interfaceando com todas as áreas (ou a maioria das áreas) da empresa, buscando uma sinergia única.

Essa habilidade é fundamental para quem ocupa o cargo de Gerente de Vendas e, acima de tudo, ele(a)  também é responsável pelas vendas, levantamento de negócios, e muitas vezes ele mesmo é que tem que regaçar as mangas e sair para o campo: “vender”, ou seja fazer uma gestão operacional.

Manter a equipe comercial super motivada e engajada com as metas da empresa, focados em trazer os resultados impostos pela diretoria também fazem parte da rotina de um(a) gerente de vendas. Para se chegar a tudo isso, ainda precisa de sua maior habilidade que é a gestão de pessoas.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM(A) GERENTE DE VENDAS DE SUCESSO:

O gerente de vendas precisa possuir conhecimento de mercado, da empresa que trabalha e dos produtos ou serviços que são oferecidos. Não podemos esquecer também que está sempre a procura de informações sobre atividades e produtos de seus concorrentes. As empresas que obtém um bom desenvolvimento, crescimento no seu faturamento em virtude de suas vendas possui um gerente de vendas que põe a mão na massa, ou seja, é o profissional que vai a campo acompanhar o desenvolvimento de seus produtos, de sua equipe e empresa, por isso esse gerente comercial é considerado um SUPERVENDEDOR.

10 QUALIDADES EXIGIDAS NO NOVO GERENTE DE VENDAS:

10 Qualidades Exigidas no Novo Gerente de Vendas

1 – AVALIAR E PLANEJAR ESTRATÉGIAS DE VENDAS:

O Planejamento estratégico em vendas é o um dos pilares fundamentais para sustentar o negocio da empresa, sem esta avaliação a empresa estará sujeita ao acaso e ao fracasso.

2 – DIVIDIR COM OS DEMAIS SETORES ENVOLVIDOS AS ESTRATÉGIAS:

O gerente de vendas precisa estar envolvido em TODAS as estratégias elaboradas para o desenvolvimento dos negócios da empresa e não apenas um setor. É necessário este alinhamento estratégico desde a presidência até o porteiro, pois as vendas dependem dos demais setores para se concretizar, lembre-se… Uma andorinha não faz verão.

3 – ANALISAR E DEFINIR O PROCESSO DE VENDAS:

O gerente de vendas sempre precisa aprimorar e ajustar o processo de vendas a realidade do mercado e da empresa visando determinar assim um padrão de atuação. Uma empresa que não possui um processo de vendas claro e definido possui grandes problemas de reclamação de clientes, retrabalhos, funcionários estressados e perca de muito dinheiro.

4 – ESTRUTURAR, ORGANIZAR E DISTRIBUIR SUA EQUIPE DE VENDAS:

Um gerente de vendas precisa de um time e ele quem o definirá pensando nos valores que cada integrante de sua equipe precise, desde o supervisor comercial, vendedores internos, vendedores externos e representantes, mostrando o que cada um tem como responsabilidades.

5 – ASSEGURAR O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS E METAS DE VENDAS ESTABELECIDAS:

Para isso, o gerente de vendas deve motivar constantemente sua equipe, trabalhando individualmente cada integrante com o intuito na busca dos resultados almejados, e é lógico, também deve possuir ferramentas para o monitoramento dos resultados atingidos pela equipe.

6 – AVALIAR AS MELHORES PRÁTICAS DO MERCADO E IMPLEMENTÁ-LAS:

O Gerente de vendas precisa está antenado quanto à movimentação da concorrência, quanto as praticas, produtos e novidades, e o principal, o que o mercado está pedindo, ou seja, o que o seu cliente quer. Isso é essencial para a sobrevivência da sua empresa de médio a longo prazo.

7 – AVALIAR O MIX DE PRODUTOS, NÍVEIS DE ESTOQUE E MARGENS DE LUCRO:

Para o gerente de vendas formar um Mix de Produto que otimize os resultados da empresa é necessário um conhecimento sólido do mercado, dos custos do negócio e administração financeira. Uma das principais ferramentas gerenciais trata-se da apuração da margem de contribuição dos produtos e de dados confiáveis das necessidades dos clientes. E para controlar os níveis do estoque sabemos que nunca se tem certeza de quanto será a demanda (venda) exata. Portanto é importantes a previsão da venda futura e os prazos de ressuprimento deste estoque sem deixar um ativo muito alto no mesmo.

8 – PROMOVER CONSTANTE TREINAMENTO TÉCNICO E DE PRODUTOS COM A SUA EQUIPE:

Este sem duvida é o quesito para se chegar à excelência em vendas, pois sem treinamento os vendedores não terão conhecimento técnico para suplantar todas as objeções de seus clientes, sendo assim, os clientes não terão confiança suficiente para entregar o pedido. Por isso é de suma importância todos da equipe estarem bem treinados no que se diz tecnicamente e comercialmente.

9 – AVALIAR E GERENCIAR AS DESPESAS DO DEPARTAMENTO COMERCIAL:

Este gerente não pode perder o olhar sempre visando e cumprindo o orçamento determinado, evitando desperdícios e gastos desnecessários, e sempre está atento ao controle de despesas que identifica e propõe correção para o mau uso de recursos, como retrabalho, horas extras, devoluções, cancelamentos de pedidos, faltas de componentes, relatório de gastos e outros.

10 – GERENCIAR COM EXEMPLOS E NÃO COM PALAVRAS:

Gerenciar com Exemplos e NÃO com Palavras

A principal função de um LÍDER é ensinar pelo exemplo. Um bom gerente de vendas faz mostrando na pratica como se deve fazer e deixa de lado exemplos e teorias  Não faz uso de palavras sem exemplos e não fala para os seus liderados coisas que ele não é capaz de realizar. Ou seja, tudo que ele faz deve ser ancorados em exemplos próprios e não apenas com palavras.

Uma vez escutei do meu professor na pós-graduação que não é uma empresa grande que compra uma pequena e sim uma ágil que compra uma lenta, isso que dizer que sempre devemos buscar a excelência em nossos relacionamentos, negócios e profissionalismo.

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