O QUE É VENDAS?

 

Vender é muito mais que atender bem o cliente, ser um exímio negociador ou mesmo amar a profissão. Acredito que são as vendas que movimentam o mundo, pois são estas as responsáveis por movimentar a economia dos países. Imagine sua empresa sem um único vendedor, haveria o departamento de produção, logística ou financeiro? Mas, meu caro SUPERVENDEDOR, você já parou para refletir: o que é VENDAS?

A DEFINIÇÃO DE VENDAS:

Vendas é uma das profissões mais antigas do mundo. Existem relatos que a profissão de vendedor foi originada na época feudal, junto com o nascimento dos primeiros comércios. Para entendermos o fundamento, a definição de VENDER, segundo o dicionário Michaelis é: “Alienar (um objeto) mediante certo preço; trocar por dinheiro, negociar e exercer a profissão de Vendedor

A Definição de Vender segundo o Dicionário

O QUE É VENDAS:

Para mim, a definição de vendas é gostar de pessoas e, principalmente, de atendê-las bem. Vendas é um processo, porque tem começo – meio – fim, mas que NUNCA existira sem o atendimento de qualidade e a criação do relacionamento com seu cliente!

VENDER É ATENDER E GERAR RELACIONAMENTO?

Sim! Vendas é puramente atendimento e relacionamento com seu cliente. Podemos citar diversos exemplos, desde vendas presenciais até mesmo vendas on-line como ocorrem em um ecommerce (que também faz atendimento e gera relacionamento). Sem esses dois ingredientes, nenhum vendedor poderá ter sucesso e ganhar dinheiro!

Vender é Atender e Gerar Relacionamento

VENDAS É MARKETING OU NÃO?

A função do Marketing é despertar o interesse e a necessidade de compra do produto no cliente. Vendas têm como objetivo formar os canais de distribuição e tornar o produto disponível para o cliente comprar. Portanto, o Marketing atua diretamente no público alvo do produto e vendas nos canais onde esse público vai saciar essa necessidade despertada.

Portando Vendas NUNCA será Marketing e Marketing NUNCA será vendas. Ambos trabalham juntos para aumentar o volume de vendas, mas é muita pretensão dizer que é responsabilidade de um setor ou de outro o sucesso de um determinado produto ou serviço!

EXEMPLOS DE VENDAS E MARKETING:

Em uma indústria de sorvete, se você deseja estruturar uma equipe de VENDAS, o gerente de vendas precisa desenvolver uma equipe interna que crie relacionamento, através de um atendimento de qualidade em todos os pontos de vendas da empresa.

Junte a isso um estudo de logística ponto a ponto para estabelecer uma meta de entregas local e, na baixa temporada (quando se vende menos sorvete), estabeleça novas metas em que você possa aumentar o raio de atuação da empresa, mas de forma consciente e que não onere os custos ou diminua-os!

Neste exemplo, a função do MARKETING seria uma campanha publicitária para alavancar o interesse pelo produto da empresa (SORVETE), para que o consumidor vá ao PDV (ponto de venda), seja um freezer em uma padaria ou uma sorveteria da rede e compre-o. Mas o papel das VENDAS vem antes do Marketing, pois é fundamental gerar esses canais de atendimento para tornar o produto disponível ao consumidor! Mais uma vez, vendas é atendimento e relacionamento com pessoas!

RESUMINDO A DEFINIÇÃO SOBRE O QUE É VENDAS:

Vender é atender bem seus clientes e gerar bons relacionamentos. Mas também é um conjunto de técnicas e habilidades, que podem ser aprendidas e desenvolvidas por profissionais que desejem crescer profissionalmente. Além disso, VENDAS contempla vários níveis hierárquicos dentro de uma empresa, indo do vendedor até o diretor de vendas. Mas uma coisa é fundamental, que a pessoa que exerça essa função tenha ORGULHO de ser VENDEDOR(A)!

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